Teatro: peça “Planeta Favela 11/09/4012” estreia neste sábado no Grajaú

A quinta peça da II Trupe de Choque, Planeta Favela 11/9/4012, estreia no dia 20 de setembro, com apresentações gratuitas todos os sábados, às 18h, até 29 de novembro, em duas escolas públicas, no distrito do Grajaú, o mais populoso de São Paulo. Criada há 14 anos, a companhia paulistana continua com o propósito de ocupar espaços públicos na periferia da cidade. Depois de uma usina desativa de lixo e um hospital psiquiátrico, a II Trupe de Choque transforma a escola em palco de sua encenação que trata da (de)formação do País.

Com 15 atores sob a direção de Ivan Delmanto, que responde pela dramaturgia não linear, a peça se passa no planeta imaginário Bako-Favela no “eterno” dia 11 de setembro e faz uma analogia do Brasil, a partir de quatro peças gregas: a trilogia de Sófocles – “Édipo em Colono”, “Antígona” e “Édipo Rei”; e “Os Sete Contra Tebas”, de Ésquilo, tragédia continuação da tríade.

A fábula é uma releitura da história da cidade grega a partir de questões contemporâneas, como a injustiça social e as relações de trabalho contemporâneas. O enredo se passa em 4012 e investiga o mito do Brasil e seu “encontro marcado com o futuro” como uma miragem. “O país é um amontoado de ruínas e é representado a partir do ponto de vista da injustiça e da dominação. A peça busca refletir sobre a formação do País, visando o seu momento histórico atual”, fala o diretor Ivan Delmanto.

A apresentação se dará de uma forma diferente. As cenas inspiradas em “Os Sete Contra Tebas” e em “Édipo em Colono” vão ser encenadas na escola estadual Prof. Carlos Ayres, pertinho do Terminal do Grajaú.

Os momentos baseados em “Antígone” e “Édipo Rei” serão mostrados na escola pública Profa. Esther Garcia perto dali. Uma van oferecida pela produção do espetáculo levará o público. Após o término, o carro também transportará os espectadores até o terminal do Grajaú.

Durante o intervalo, será servido um jantar para os 15 espectadores na primeira escola. Para se inscrever, é necessário entrar em contato com o grupo através do e-mail: 2trupedechoque@gmail.com



Conduzido pelos atores, o público acompanhará o desenvolvimento das cenas percorrendo diferentes áreas em cada escola.  A direção se caracteriza por aproveitar salas de aula, corredores, pátios e quadras como espaços cênicos que representam Tebas. Como alguns deles estão ao ar livre, não haverá espetáculo em caso de chuva.

 A iluminação utiliza materiais degradados e fontes alternativas de luz, ajudando a criar o panorama de ruínas que a peça apresenta. O figurino tem uniformes de trabalho e roupas padronizadas, como fantasias eróticas de sex-shop, remetendo à padronização da sociedade de consumo. A trilha original é tocada ao vivo pelos atores do grupo, que também a compuseram.

O grupo concebeu Planeta Favela 11/9/4012 durante pesquisa na residência artística no Hospital Psiquiátrico Philippe Pinel, em Pirituba, entre 2010 e 2014. Sua sede ficava ali, em um pavilhão abandonado. Foi desenvolvido um trabalho artístico-pedagógico com os internos e as peças Corpos Acumulados e Material Tebas. O conceito de desrazão, de Foucault, que revela as estruturas de poder no discurso onde a loucura é estigmatizada, norteou os trabalhos. “Foi investigado um espaço de poder em que os seres humanos são vistos como dejetos por estarem incapacitados de servirem ao mercado, seja como mão de obra, seja como consumidores”, explica Delmanto.

Serviço

Planeta Favela 11/09/4012

Temporada: 20/09 até 29/11, 18h, aos sábados, grátis. Não haverá espetáculo nos dias que antecedem as eleições (4/10 e 25/10) e será cancelado em caso de chuva.

1ª parte: E.E. Prof. Carlos Ayres. Av. Dona Belmira Marin, 595, perto do Terminal do Grajaú (Linha Esmeralda da CPTM). Durante o intervalo um jantar será servido.

2ª parte: Uma van oferecida pela produção fará o transporte até a E.E. Profa. Esther Garcia. Rua Antônio Carlos dos Santos, 858. No final, a van levará os espectadores até o Terminal do Grajaú. Capacidade: 15 pessoas; haverá retirada de senha entre 17h e 18h nos dias das apresentações ou uma reserva pode ser feita através do e-mail 2trupedechoque@gmail.com.

Duração: 3h30      Recomendação etária: 18 anos



Deixe seu comentário