O Grajaú é um distrito do município de São Paulo. É administrado pela subprefeitura da Capela do Socorro, dentro da região administrativa da Zona Sul de São Paulo. Seus limites são os distritos de Pedreira, Cidade Dutra, Parelheiros e o município de São Bernardo do Campo e Diadema. Fica a 26 km da Praça da Sé, e 14 km dos principais bairros da zona sul da cidade como Santo Amaro e Jabaquara. Atualmente possui uma população de aproximadamente 445 mil habitantes, sendo o mais populoso da capital.

Estação de Trem Grajaú
Hoje o Grajaú vem mostrando um forte desenvolvimento com grandes construções tanto na área residencial quanto comercial. bairros como Parque Residencial Cocaia, Jardim Novo Horizonte, Jardim Eliana, Parque Grajaú, Jardim Varginha e Vila Natal conta com uma grande área comercial, enquanto bairros como Jardim São Bernardo, Jardim Shangrila, Jardim Marilda, Palmares, Jardim Noronha e Parque América, são extremamente residencial.

Transportes

Terminal/Estação Grajaú é terminal urbano integrado com uma estação ferroviária da Linha 9 – Esmeralda da CPTM, e que é considerado o maior ponto de referência para a região, transportando pessoas do distrito e de regiões próximas. Estima-se que o Terminal/Estação, seja responsável por transportar quase meio milhão de pessoas diariamente, transformando-o em um dos maiores terminais urbanos da cidade de São Paulo. Ele é importante também por ser responsável pelas baldeações feitas para os bairros.
As linhas de ônibus do terminal Grajaú atendem a uma alta demanda de pessoas que moram no distrito, inclusive a população que vive nas margens da Represa Billings. Já a estação ferroviária é o ponto de partida da Linha 9 – Esmeralda da CPTM, que possui a linha ferroviária mais sofisticada e fundamental da cidade de São Paulo.

O Terminal Varginha foi inaugurado em 2004. É um terminal urbano administrado pela SPTrans brasileira, situado no início da Avenida Paulo Guilguer Reimberg. O terminal será remanejado para próximo da futura Estação Varginha da Linha 9 – Esmeralda da CPTM, em obras desde 2012.

Mapa de Grajaú